NOVA ETAPA DE OBRAS DA TERCEIRA FAIXA DA BR-101 INICIA ESTA SEMANA.
17/03/2021 12:16 em Direto da Redação

Da redação - Os motoristas que trafegam na BR-101, na Grande Florianópolis, devem ficar atentos com algumas mudanças no trânsito da região devido às obras na via. A Arteris Litoral Sul inicia ao longo desta semana mais uma etapa das obras de construção da terceira faixa norte da BR-101/SC, na região da Grande Florianópolis. Segundo a concessionária, nesta etapa, os trabalhos se concentram na ampliação de largura da ponte sobre o Rio Maruim. Por conta disso, será realizado um desvio da pista principal para via marginal, a partir da próxima sexta-feira, 19 de março. A previsão é de quatro meses para conclusão dessa etapa.

 Os trabalhos específicos na ponte, construída originalmente há mais de 50 anos, acontecem para reforçar a estrutura e ampliar a largura em cerca de três metros – possibilitando a operação da terceira faixa no local. As atividades envolvem remoção do pavimento, execução de estacas de reforço, demolição e reforço da laje, reforço das vigas longarinas, recomposição das camadas e sinalização.

 Dessa forma, o trânsito na pista norte, sentido Curitiba, passa a operar da seguinte forma:

- o trânsito a partir do km 211,3 (antes da ponte) terá desvio de uma faixa para a via marginal. Assim, irá operar com uma faixa pela via marginal e outra pela pista principal.

- após a ponte, na altura do km 210, os condutores podem retomar para o fluxo na pista principal da rodovia – ou prosseguir pela via marginal.

Alteração também em via local:

 Para assegurar a fluidez do tráfego no trecho com desvio, o acesso da via marginal para Rua Francisco Severino de Souza, em São José, será bloqueado também a partir de sexta-feira (19), com alternativa de acesso local por meio da próxima via – a Rua Valdo Gerlach.

Mais informações sobre a obra:

 A Arteris Litoral Sul realiza, desde o mês de fevereiro, as obras para construção da terceira faixa da pista norte da BR-101/SC – entre os municípios de Palhoça (km 216) e São José (km 200,4) – com conclusão em 12 meses e benefício direto para mobilidade da região, a partir desta ampliação de capacidade.

 Os trabalhos na obra envolvem: adequação estrutural do acostamento existente – com correções de geometria -, correção e ampliação de 23 acessos de entrada e saída das marginais, aplicação de nova camada asfáltica, ampliação da faixa de acesso da rodovia para Via Expressa – além das obras realizadas de forma simultânea para reforma e ampliação das pontes (Maruim e Passa Vinte).

 As atividades seguem os protocolos de segurança e proteção relacionado à Covid-19 – com distanciamento, uso obrigatório de máscaras e cuidados de higienização. 

COMENTÁRIOS