MAIS DE 349 MIL VACINAS CONTRA COVID JÁ FORAM APLICADAS EM SANTA CATARINA.
10/03/2021 18:37 em Direto da Redação

Da redação - Santa Catarina aplicou um total de 349.253 doses na população dos grupos prioritários, sendo que 267.902 correspondem à primeira dose (D1) e 81.351 à segunda (D2). Os dados são do novo balanço parcial da vacinação contra a Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) nesta quarta, 10. Houve um aumento de 25.694 no número de doses aplicadas, na comparação com o boletim divulgado na última segunda, 8.

  Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e as pessoas com deficiência institucionalizadas, a população indígena e os idosos com 80 anos ou mais. Alguns municípios também já iniciaram a vacinação nos idosos com idade entre 75 e 79 anos. O estado já encaminhou aos 295 municípios catarinenses 100% das doses necessárias para a vacinação dos idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas, população indígena, idosos com 90 anos ou mais. O Oeste, devido à gravidade da pandemia na região, também recebeu 100% das doses necessárias para a vacinação dos idosos com idade entre 80 e 84 anos. “Aguardamos agora o envio de novas remessas de doses para poder ampliar a vacinação para mais grupos prioritários até que tenhamos toda a população idosa, acima de 60 anos, que representa mais de 80% dos óbitos de Covid-19 no estado, protegida pela vacinação. Depois disso, novos grupos prioritários também serão vacinados”, esclarece Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Dive. 

  Nesta quarta-feira, 10 de março, o governo do estado recebeu mais um lote com 86.400 doses da vacina Coronavac.  A distribuição de metade das doses (43.200) já começou para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. No início da tarde de quarta, as UDVEs de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí retiraram as doses na própria Central Estadual. Sendo que a central de Criciúma será responsável por encaminhar as doses para as centrais de Tubarão e Araranguá. Nesta quinta, 11, às 7 horas da manhã, o avião do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina decola de Florianópolis com as doses das centrais de Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia. No mesmo horário, um caminhão escoltado pela Polícia Militar sai com as doses de Lages e Rio do Sul. A previsão é que todas as doses estejam entregues ainda na quinta.

  Todas as regiões do estado vão receber doses para dar continuidade à vacinação dos idosos com idade entre 80 e 84 anos e 75 a 79 anos. A exceção é a região oeste que já recebeu na remessa anterior doses suficientes para vacinar 100% da população com idade entre 80 e 84 anos e agora receberá novas doses para dar seguimento à vacinação dos idosos com 75 e 79 anos.

 

COMENTÁRIOS