PREFEITOS DAS MAIORES CIDADES BRASILEIRAS SE UNEM PARA AQUISIÇÃO DA VACINA CONTRA COVID-19.
02/03/2021 09:34 em Direto da Redação

Da redação - Um encontro na tarde desta segunda-feira, 1º de março, entre prefeitos das maiores cidades brasileiras, promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), definiu a criação de um Consórcio Municipal Nacional para aquisição de vacinas contra a Covid-19. A intenção das prefeituras é juntar forças e aumentar poder de negociação com laboratórios.

 Grandes cidades brasileiras, entre elas Florianópolis, vêm tentando realizar compras de doses de vacina diretamente com laboratórios para acelerar o plano de imunização municipal. Recentemente, em resposta à Capital Catarinense, a farmacêutica Pfizer disse que só iria negociar com o Governo Federal neste momento. Os prefeitos acreditam que com um grande consórcio nacional, buscando a compra de milhões de doses, a possibilidade de compra direta passa ser mais concreta.

 “Uma compra coletiva, envolvendo todo o país, traz mais poder de negociação para as prefeituras e até mesmo mais segurança jurídica. É a certeza de que não haverá leilão de preços diferentes entre cidades”, disse o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

 A Prefeitura da Capital vai entrar, nos próximos dias, com um projeto de lei em caráter de urgência, pedindo autorização legislativa para participar do consórcio nacional. A Federação contempla 412 municípios com mais de 80 mil habitantes. Já são 15 as capitais que manifestaram interesse no consórcio.

COMENTÁRIOS