Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS E ALCOOLISMO: PREFEITURA INCENTIVA BUSCA POR AJUDA.
19/02/2021 18:50 em Direto da Redação

Da redação - Neste sábado, 20 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. A data é uma importante reflexão sobre a procura por tratamento a dependências. Em Florianópolis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, oferece serviços especializados chamados de Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Droga (CAPS AD).  

  Os CAPS AD estão localizados na Ilha e no Continente (foto: UPA Continente). Nestes locais é feita avaliação individual de cada usuário com intenção de proporcionar um tratamento humanizado e adequado. Em meio à pandemia as equipes têm feito consultas online, mas se avaliada necessidade também podem ser feitas de forma presencial. As equipes multiprofissionais que compõem estes serviços contam com assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico clínico, psicólogo, psiquiatra, técnico administrativo e técnico de enfermagem. Com estas equipes são ofertados atendimentos individuais, grupos e oficinas terapêuticas.  

  “A busca por ajuda é fundamental para que o paciente possa encontrar autonomia, livre-se da dependência, qualquer que seja ela. Incentivamos que seja buscado ajuda sempre que preciso”, comenta a Psiquiatra Marcia Rodrigues Chefe do Departamento de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde.

  Apesar do estigma social em volta da dependência química, o alcoolismo é uma doença crônica, mas que possui tratamento. Os aspectos comportamentais e socioeconômicos de consumo compulsivo de álcool e/ou outras substâncias atrapalham a vida pessoal dos indivíduos, trazendo à tona a necessidade de tratamento.  

  Para o acolhimento em um dos serviços a população deve procurar a equipe dos Centros de Saúde que poderá fazer uma primeira avaliação e realizar encaminhamentos até os CAPS AD, ou para outros tratamentos necessários. 

 

COMENTÁRIOS