HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ ESTÁ COM SUPERLOTAÇÃO, COM PACIENTES INTERNADOS NO CORREDOR.
20/06/2020 02:47 em Direto da Redação

Da redação

  A Secretaria de Estado de Saúde confirmou no final da tarde desta sexta-feira, 19, a superlotação e falta de vagas na emergência e na UTI do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes. A secretaria informou que está realizando o remanejamento de pacientes para outras unidades de saúde no Estado. A notícia foi confirmada, após um documento, assinado pelo diretor da unidade, Marcelo Borges Moreira, ter sido vazado e divulgado em aplicativos de mensagens. O texto traz uma ideia da situação em que se encontra a emergência: "Estamos com 55 pacientes internados na emergência geral, 17 pacientes graves (semi-intensiva, reanimação, UTI Covid-19), destes 6 pacientes em Ventilação Mecânica. Temos 38 pacientes internados, destes: 23 em corredor. Em sua grande maioria casos ortopédicos, aguardando procedimento cirúrgico”, detalha o documento. 

  A nota divulgada pela secretaria, após o vazamento das informações sobre a superlotação da unidade, diz que foi montada uma verdadeira força-tarefa para garantir 85 cirúrgias ortopédicas, nos últimos 14 dias. Enquanto outras 11 cirurgias foram realizadas só nesta sexta-feira, totalizando 96 procedimentos. A secretaria esclarece que o Hospital Regional de São José tem a maior emergência pública do Estado, além de ficar às margens da BR-101, atendendo à vítimas de acidentes de trânsito. Mesmo com os casos de Covid-19 sendo direcionados ao Hospital Florianópolis, a unidade do município vizinho registrou um aumento na procura por atendimento. 

  Sobre a situação da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a secretaria também atualizou os números nesta sexta-feira. Ao todo, a Covid-19 provocou 234 mortes em Santa Catarina. Foram registrados 16.322 casos da doença respiratória, sendo que 13.599 estão recuperados e 2.489 continuam em acompanhamento. Dos 12 óbitos mais recentes, 11 eram idosos e apresentavam comorbidades. A exceção é de um homem de 32 anos, residente em Chapecó, que não tinha registro de outras doenças.

 

 

COMENTÁRIOS