BALEIA-JUBARTE ENCALHA NA PRAIA DA LAGOINHA DO NORTE, EM FLORIANÓPOLIS.
03/06/2020 13:11 em Direto da Redação

Da redação

  Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou viva na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, no final da tarde desta terça-feira, 2 de junho. Uma equipe da R3 Animal/Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) esteve no local para avaliar a situação do mamífero marinho. Segundo relato dos pescadores, a baleia já havia encalhado minutos antes no costão Sul da praia. Os pescadores conseguiram ajudar a desencalhar o animal, mas infelizmente ela ficou nadando desorientada e voltou a encalhar. 

  Para a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS, em Florianópolis, Cristiane Kolesnikovas, este comportamento pode indicar que o animal não esteja em boas condições de saúde. Segundo ela, o animal é um indivíduo ainda juvenil com cerca de 9 metros de comprimento. Desde o início da manhã desta quarta-feira, 3, equipes da R3 Animal e Instituto Australis, executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), com o apoio da Polícia Militar Ambietal e voluntários avaliam a situação da baleia-jubarte que encalhou na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, no final da tarde de ontem. Haverá uma tentativa de desencalhe durante a maré cheia, com o auxílio de uma embarcação. 

   A tentativa de desencalhe será realizada seguindo o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, que é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para o atendimento destes casos.  

 

   O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal. A associação lembra que ao avistar animais marinhos debilitados ou mortos, basta ligar no 0800 642 3341.

 

COMENTÁRIOS