SANTA CATARINA CHEGA A 975 CASOS E 32 MORTES DE CORONAVÍRUS.
14/04/2020 21:32 em Direto da Redação

  Da redação

  Santa Catarina chegou ao número de 975 casos confirmados e 32 mortes causadas pelo novo coronavírus. A atualização foi divulgada pelo governador Carlos Moisés em entrevista coletiva na manhã deste sábado, dia 18. O estado também registrou mais um óbito provocado por Covid-19, de uma mulher de 81 anos, de Balneário Camboriú. Há 91 cidades com casos registrados da doença. Entraram na lista neste sábado, Catanduvas e Herval d'Oeste.                 Na manhã deste sábado, 98 pacientes estavam internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Santa Catarina, entre casos confirmados (51) e suspeitos (47). Destes, 62 estão em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e 36 na rede privada. O estado tem 381 leitos de UTI reservados para Covid-19 na rede pública, dos quais 16,27% estão ocupados. São unidades disponíveis para os pacientes que vierem a necessitar de terapia intensiva. Desde o início da pandemia, 140 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria. 

   De acordo com o governo do estado, as medidas de restrição do convívio social tiveram um efeito positivo e provocaram uma redução da taxa de contágio pelo novo coronavírus no território catarinense. Segundo dados do modelo epidemiológico utilizado pelo Governo do Estado, que tem como base a ferramenta do Imperial College, de Londres, o isolamento social proporcionou uma queda de aproximadamente 50% da taxa de contágio (RT).

   A taxa média de transmissibilidade (RT), que representa o número médio de infecções por caso infectado, na sua estimativa pontual variou de 3,10 a 1,56, correspondendo a uma diminuição de 50%, após as intervenções adotadas pelo Estado. De acordo com o governador Carlos Moisés, o resultado é fruto do esforço de todos os catarinenses, que, em sua maioria, têm respeitado as medidas de segurança. 

 

 * Atualizado em18/04 às 17 horas

COMENTÁRIOS