PARABÉNS FLORIPA PELOS SEUS 347 ANOS!
Direto da Redação
Publicado em 23/03/2020

Por Ronaldo Penido!

  Florianópolis completa 347 anos de fundação nesta segunda-feira, dia 23 de março. Este ano, a data foi marcada pela prevenção contra a pandemia do coronavírus. Por issso, não houve comemorações. Mas, como não se orgulhar de uma terra que encanta a todos, moradores e turistas? Então, nosso site vai contar um pouquinho da história da Ilha de Santa Catarina. Pois foi assim, que este pequeno pedacinho de terra, cercado por belas praias, foi batizado pelos primeiros europeus que aqui chegaram. Já no século XVII, quando já havia um povoado, teve seu nome modificado para Nossa Senhora do Desterro, pelo bandeirante Dias Velho. A capital catarinense mudaria de nome outra vez, no final do século XIX, após a Revolução Federalista, que era contra a Proclamação da República. Em 1893, o movimento que atingiu os estados do Sul gerou inúmeras batalhas em solo catarinense. O então presidente do Brasil, Marechal Floriano Peixoto, enviou suas tropas para a Ilha de Santa Catarina, onde foram travados confrontos históricos. Passado o movimento, o governador da época resolveu batizar a Capital como Florianópolis, ou seja, cidade de Floriano. 

  O maior cartão-postal de Florianópolis é a Ponte Hercílio Luz, construída em 1926, e que representou um grande marco na engenharia mundial.  Teve seu trânsito interditado em 1982, mas foi reaberta entre 1988 e 1991 só para pedestres. Sendo interditada definitivamente naquele ano. A Ponte foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do município em 1992. Após 37 anos passando por reformas, a Hercílio Luz, que também é conhecida como Velha Senhora foi reaberta em dezembro de 2019. 

  Com tantos encantos, resolvi conhecer Floripa, nas férias de 2012. Era o mês de setembro, ainda tinha dias frios de inverno, mas vim acompanhado do meu irmão e do meu primo. Lembro-me dos passeios nas praias, que encarei mesmo com a baixa temperatura naqueles dias. Me apaixonei por Floripa e prometi voltar um dia em definitivo...

  E há quase quatro anos, deixei a Cidade Maravilhosa em busca da qualidade de vida na Ilha da Magia!! Hoje meu coração tá metade no Rio de Janeiro e a outra metade em Floripa. Duas cidades de beleza ímpar, belas praias e monumentos que encantam seus moradores e turistas. E não tem como não se apaixonar. Parabéns Floripa pelos seus 347 anos!! 

Comentários